Proteção de trabalhadores contra riscos elétricos

Um projeto de segurança do trabalho implementado na Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), aumentou a segurança e o conforto de trabalhadores que lidam diariamente com riscos elétricos.

Créditos: Shutterstock

O projeto, da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da hidrelétrica, teve início em 2014 e, em seu sexto ano de sucesso, foi um dos premiados da 10ª edição do Prêmio de Saúde e Segurança do Trabalhador da DuPont, líder global em proteção pessoal.

De acordo com Ramsés Pacífico, técnico de segurança idealizador do projeto, um dos principais riscos associados às atividades que envolvem eletricidade é a energia incidente resultante de um arco elétrico.

“Para garantir maior segurança aos colaboradores, adotamos duas medidas. Em primeiro lugar, atuamos para reduzir a energia incidente em alguns pontos de atenção, cujos valores passavam de 50 cal/cm², impedindo a aplicação de medidas mais eficazes de proteção individual”, explica o técnico em segurança.

Com os níveis de energia incidente devidamente monitorados, chegou a vez da segunda fase do trabalho: escolher os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para cada trabalho e área da usina. “Trocamos as vestimentas de algodão tratado pela tecnologia DuPont™ Nomex® Essential Arc, que oferece melhor custo-benefício a longo prazo e desmistificou a ideia anterior de que roupas de proteção são desconfortáveis”, diz Pacífico.

Com o auxílio da DuPont, a usina realiza três treinamentos por ano para que os funcionários que utilizam as vestimentas de proteção atualizem-se sobre como usar e conservar os equipamentos, além de novidades sobre o setor.

A Hidrelétrica Santo Antônio é a quarta maior geradora hídrica de energia do Brasil. Uma das primeiras obras resultantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é resultado de um investimento de R$ 20 bilhões e tem capacidade para gerar energia para 45 milhões de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.