A limpeza regular dos painéis solares é essencial para manter sua produtividade. Embora os módulos sejam projetados para captar a luz do sol com eficiência, o acúmulo de sujeira, poeira, folhas e outros resíduos pode comprometer o desempenho, reduzindo a quantidade de luz que chega às células e, consequentemente, a geração de eletricidade. Além disso, a presença de impurezas pode aumentar os custos de manutenção ao longo do tempo.

Atenta a essa necessidade, a Colibri Capital, uma das três maiores empresas de Geração Distribuída (GD) no Brasil, firmou um acordo de representação com a Solar-LIT para distribuir no país robôs de limpeza de painéis solares com inteligência artificial, além de sistemas voltados à manutenção e gestão de obras.
A tecnologia da Solar-LIT permite a limpeza a seco de forma totalmente automatizada, garantindo eficiência na manutenção e reduzindo o uso de água, tempo e esforço humano, especialmente em telhados, onde esse serviço costuma ser realizado manualmente.
“No primeiro semestre, realizaremos projetos-piloto em usinas de geração centralizada, adaptando a solução de limpeza para as condições locais. Os robôs shuttle, por exemplo, conseguem limpar mais de uma linha de trackers. Já no segundo semestre, lançaremos um modelo voltado para projetos residenciais, totalmente autônomo e equipado com inteligência artificial. Esse robô trará uma nova opção para os grandes integradores regionais do mercado de O&M residencial”, explica Carlos Eduardo Barros, presidente do Grupo Colibri.
A expertise da Solar-LIT na fabricação interna de componentes-chave garante entregas ágeis e soluções flexíveis, adaptadas às necessidades dos clientes. Especializada em soluções inteligentes para operação e manutenção de usinas solares, a Solar-LIT desenvolve equipamentos, softwares e serviços para a gestão desses sistemas.
A empresa chinesa oferece diferentes modelos de robôs de limpeza, desde versões totalmente automáticas até opções portáteis, todos projetados para garantir eficiência sem o uso de água. Com 44 patentes e experiência em projetos que somam mais de 12 GW, a Solar-LIT atua em 18 países, na América do Sul, Ásia Central, China e Oriente Médio.