Siemens Energy apresenta transformador a seco inovador

A Siemens Energy lançou globalmente seu transformador monofásico CAREPOLETM do tipo seco para instalação em postes. Projetado no Brasil para os requisitos tecnológicos da rede elétrica de toda a região das Américas, o novo transformador de distribuição à base de resina fundida oferece uma alternativa confiável e sustentável aos transformadores a óleo.

Na rede elétrica do Brasil, os transformadores monofásicos são frequentemente instalados na rede de distribuição, onde – como a última etapa da cadeia de transmissão de energia – eles rebaixam a tensão para o nível da tensão domiciliar. Devido ao aumento de eventos extremos climáticos, como foi o caso de ondas de calor que causaram incêndios florestais, o projeto de novos ativos instalados ao ar livre precisa estar cada vez mais focado em sua resiliência para resistir aos riscos ambientais. Devido ao seu projeto à base de resina seca e fundida sem óleo, o transformador CAREPOLE auto extinguível tem um alto nível de segurança contra incêndio e não tem risco de explosão, o que reduz ao mínimo os riscos ambientais.

“Para uma transição energética bem-sucedida, precisamos repensar a rede elétrica também com a intenção de torná-la mais ecológica e fortalecer sua resiliência. Com nosso transformador a seco para montagem em poste, não estamos apenas fechando uma lacuna no mercado da região das Américas, nós apresentamos também uma alternativa livre de manutenção para transformadores a óleo que permite uma operação mais ecológica, confiável e econômica da rede de distribuição”, afirma Eduardo Terzi, vice-presidente sênior de produtos sem comutação da Siemens Energy.

Considerando a crescente demanda de energia e a alimentação flutuante da energia renovável, o novo transformador foi projetado para lidar com altas sobrecargas para facilitar o balanceamento do fluxo de energia e atender a demanda em tempo real, em qualquer momento. Selados com resina fundida à vácuo, os enrolamentos compactos do transformador permitem um volume aproximadamente 20% menor do que um transformador convencional, para montagem em poste, preenchido com líquido.

A alta resistência mecânica da estrutura do CAREPOLE e a resina fundida protegem o transformador contra a corrosão e prolongam a vida útil do transformador. Ao mesmo tempo, evita que ladrões de cobre e alumínio destruam os transformadores, colocando outras pessoas e a si mesmos em risco. O novo transformador foi projetado como um recurso do tipo pegar e instalar (plug-and-play), com mecanismo de fixação idêntico aos transformadores imersos em fluido e, portanto, é perfeitamente adequado para substituir as instalações existentes.

Dependendo da necessidade do cliente, a solução de transformador digital Sensformer da Siemens Energy também pode ser adicionada ao CAREPOLE para otimizar as operações e aumentar ainda mais sua confiabilidade. Equipado com um gateway para IoT inteligente, o transformador pode transmitir dados criptografados de ponta a ponta para uma plataforma de análise e visualização. Com isso, os operadores se beneficiam das informações em tempo real da condição e integridade dos ativos e o status da rede. Graças a esses recursos digitais, as falhas podem ser localizadas e corrigidas mais rapidamente ou muitas vezes até mesmo evitadas pela identificação de irregularidades operacionais em um estágio inicial.

O CAREPOLE tem potência nominal entre 10 e 100 kilovolt-amps (kVa), capacidade de tensão entre 15 e 36 kV e vida útil típica de mais de 25 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.