Sistema de gestão de ativos ISO 55001

Cada vez mais as empresas buscam aprimorar seus processos, implantando mudanças de conceitos e tecnologias que venham a impactar diretamente toda a cadeia produtiva, alavancando a produção a níveis cada vez maiores.

Nesse cenário, os ativos de uma empresa se tornam o ponto chave para o sucesso dessas estratégias.

O conceito mais importante que precisamos ter quando falamos de gestão de ativos é que estes existem para fornecer valor para a empresa, e por nenhum outro motivo.

Partindo dessa premissa, a ISO (International Standards Organization) elaborou a norma ISO 55001, que estabelece os sete requisitos que um sistema robusto de gestão de ativos deve possuir, mostrando que este gerenciamento possui um escopo muito mais amplo do que simplesmente realizar manutenções.

A implantação da ISO 55001 pode ser feita em empresas de qualquer ramo de atividade e porte, além de destinar-se à gestão de qualquer tipo de ativo que a empresa possua, como ativos físicos, informações, recursos financeiros, propriedade intelectual, infraestrutura, tecnologia da informação e mão de obra.

Além disso, segue a mesma estrutura das demais ISO, sendo facilmente incorporada a Sistemas de Gestão Integrada (SGI) ou alavancando o resultado de corporações que já possuam ISO 9001 (Gerenciamento de Qualidade), ISO 14001 (Gerenciamento Ambiental), ISO 45001 (Gerenciamento de Segurança), ISO 50001 (Gestão de Energia) e ISO 31001 (Gerenciamento de Riscos).

Com a devida infraestrutura física e pessoal qualificado para a prestação de serviços técnicos especializados, o Intituto SENAI de Tecnologia em Energia (IST) oferece assessoria para a implementação de sistemas de gestão de ativos, a fim de aumentar a competitividade de indústrias de todos os tamanhos. Para saber mais sobre esse serviço, clique AQUI.

Lembrando que empresas associadas ao CIESP possuem valores reduzidos na contratação de cursos e serviços tecnológicos do SENAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.