Soluções para o mercado de energia fotovoltaica

A multinacional brasileira REIVAX Automação e Controle – referência em sistemas para o controle da geração de energia elétrica – está lançando sua primeira linha de soluções exclusiva para o segmento de energia solar fotovoltaica.

O investimento consolida a decisão estratégica da REIVAX em acompanhar o rápido crescimento global do setor de geração de energia a partir de fontes renováveis. Neste momento a empresa tem propostas de fornecimento que somam cerca de 5.000 megawatts (MW). 

De acordo com Fernando Amorim da Silveira, CEO da REIVAX, para capitanear as aplicações no segmento a empresa dispõe de uma solução completa e integrada para supervisão e controle que inclui o equipamento Power Plant Controller (PPC), na empresa denominado PPCx e o Software SCADA. O controle da geração de energia em Usinas Fotovoltaicas (UFV) é um controle conjunto de energia dos diversos inversores, área na qual temos vasta experiência e diversos projetos executados. O PPCx é o equipamento certo para realizar este controle porque determina a potência ativa e reativa, tensão, rampa e fator de potência da geração de energia. “Este é um equipamento indispensável para qualquer UFV Centralizada, que são aquelas com capacidade de geração acima de 5MW e que se conectam ao Sistema Integrado Nacional (SIN)”, destaca Amorim.
O setor energético brasileiro tende a ser um dos grandes beneficiados com a investida da multinacional, que atualmente está presente em mais de 40 países ao redor do mundo. No Brasil, as usinas fotovoltaicas com capacidade de geração superior a 5 MW precisam desse tipo de controlador para controlar a energia entregue no ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN), sistema que congrega as principais usinas de geração de energia e todas as linhas de transmissão que interligam e distribuem a energia nos diversos pontos do País.  

O PPCx, ao contrário de soluções existentes no mercado que implementam o PPC dentro do software SCADA rodando em servidor Windows, é implementado em hardware de padrão industrial utilizando como unidade de processamento um PLC industrial. Este tipo de equipamento apresenta 6x mais confiabilidade de operação (MTBF) do que servidores para Windows. Portanto o PPCx é um equipamento muito robusto e preparado para operação contínua sem falhas e em ambientes hostis. Somado a tudo isto a empresa dispõe de engenharia própria no Brasil, baseada em sua sede em Florianópolis (SC), permitindo garantir melhor qualidade de serviços durante e após o comissionamento. Isso propicia mais segurança para os empreendimentos que podem contar com suporte rápido e com qualidade em território nacional. 

Energia do futuro – O projeto se antecipa em termos de futuro. Segundo estimativas da IEA (International Energy Agency), a energia solar fotovoltaica deve ultrapassar as demais fontes de energia atuais (incluindo gás, carvão, energia eólica e hídrica), e se tornar a principal matriz energética no mundo até 2040. Hoje o custo médio de uma usina fotovoltaica é da ordem de R$ 4 milhões para cada 1 MW instalado. Com isso, um empreendimento capaz de produzir 1 GW de energia, por exemplo, pode exigir investimentos da ordem de R$ 4 bilhões.

“O PPC é o equipamento que controla como a energia gerada por uma planta fotovoltaica é entregue ao SIN. Portanto, é fundamental para que a usina funcione dentro das condições estabelecidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de ser importante para o cumprimento de contratos PPAs, quando o empreendimento fornece sua energia para o mercado livre de energia. Com o lançamento desse produto da REIVAX, temos certeza que estamos contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento deste segmento no Brasil ser ainda mais sólido e eficaz”, aponta Silveira.

2 comentários em “Soluções para o mercado de energia fotovoltaica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.