Tramontina conquista certificação IATF 16949

A fábrica de materiais elétricos da Tramontina, por meio da divisão Tecnopeças, comemora a conquista da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva conforme a norma IATF 16949:2016.

A IATF (International Automotive Task Force ou Força Tarefa Automotiva Internacional) especifica como deve ser o sistema da qualidade para a concepção, desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos. A norma IATF 16949:2016 atua em conjunto com os requisitos da ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade) e está alinhada às outras normas da qualidade da indústria automotiva mundial – norte-americana, alemã, francesa e italiana.

Criada em 2000, a divisão Tecnopeças da Tramontina é reconhecida pelo fornecimento de peças injetadas em alumínio, sob encomenda, para diversos segmentos industriais, com destaque para o automotivo e agrícola. A unidade já possuía muitos dos processos organizados de forma a atender aos requisitos da norma automotiva IATF e às especificidades de cada cliente. Além disso, desde 1995 tem a certificação na norma ISO 9001.

Mas, para obter a certificação IATF 16949:2016 a Tramontina precisou aperfeiçoar as práticas de trabalho, como ferramentas da qualidade, inspeções e auditorias mais rígidas em todas as etapas – fornecedores, produtos e manufatura -, para oferecer maior confiabilidade no atendimento aos requisitos dos clientes. A certificação é um importante diferencial competitivo e traz melhorias ao Índice de Qualidade do Fornecedor (IQF), abrindo à marca a possibilidade de ampliar os negócios no setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.