Complexo eólico na BA é ativado

O primeiro aerogerador do complexo eólico Folha Larga Sul, localizado em Campo Formoso, na Bahia, foi ativado. O empreendimento da Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, possui 36 turbinas V150-4.2 MW da dinamarquesa Vestas, líder mundial na fabricação de aerogeradores, e terá parte de sua energia destinada ao mercado livre. O investimento total realizado pela Casa dos Ventos na construção do empreendimento foi de aproximadamente R$ 750 milhões, tendo como principal agente financiador o Banco do Nordeste.

Folha Larga Sul possui contrato de venda de energia com a Vale por 23 anos – o maior prazo já assegurado por um parque eólico no país – com a possibilidade por parte da mineradora de aquisição de participação na usina, de modo a se tornar autoprodutora.

“Desenvolvemos um modelo customizado, no qual assumimos os riscos e investimentos de construção do projeto, tendo o consumidor a possibilidade de, no futuro, tornar-se acionista do ativo, passando a usufruir dos benefícios de ser um autoprodutor”, explicou Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. “A contratação por prazos maiores também garante baixo custo e previsibilidade, o que é interessante em países como o Brasil, onde temos uma alta volatilidade de preços”, completou.

As obras de Folha Larga Sul começaram em 2019 e a previsão é que o projeto inicie sua operação comercial plena em julho deste ano. “Anteciparemos o cronograma do empreendimento, mesmo diante das atuais adversidades, comprovando nosso histórico de competência em implantação”.

2 comentários em “Complexo eólico na BA é ativado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.