Engerey celebra 20 anos

De uma sala de 20 m2 para uma planta industrial com mais de 2.500 metros. Não foi apenas em tamanho que a curitibana Engerey, que comemora 20 anos de existência em 2022, cresceu. A empresa tornou-se uma das referências nacionais em painéis certificados e pode celebrar, mesmo em tempos difíceis para a economia, ocasionados pela pandemia de Covid-19, o crescimento almejado e planejado.

Registrando uma alta de 55% no faturamento em 2021, a meta para este ano é ampliar ainda mais o alcance no cenário nacional, com a fabricação de cubículos compactos de média tensão SM6, e, assim, garantir a oferta de produtos para todas as fases de uma instalação elétrica, seja ela industrial ou comercial. “Com isso ofertamos a solução em painéis completa para obras”, afirma Fábio Amaral, CEO da Engerey.

A empresa pretende atingir um crescimento superior ao do ano passado, previsão que se baseia também na alta procura por painéis elétricos certificados. Embora estime-se que grande parte dos painéis de BT não atendam a norma IEC 61439, este cenário tem mudado graças a maior conscientização para os perigos que a eletricidade apresenta e também a busca por maior eficiência energética e de produção. 

História

Em 2002 os amigos Marco Stoppa, Reynaldo Gabardo Jr. e Fábio Amaral identificaram um gargalo no setor elétrico: a montagem de quadros elétricos e automação de processos. Afinal, o período foi marcado pelo crescimento e modernização da indústria no Brasil.

Assim, criaram, dentro da parceira Reymaster Materiais Elétricos, um departamento de montagem de painéis que a partir de 2004, se tornou uma empresa independente, no bairro Guaíra: nascia a Engerey. Em seu DNA, além da montagem de painéis, também esteve presente a conscientização sobre a importância desses produtos para proteção e otimização da produção industrial, levando a empresa a participar de eventos, como, por exemplo, palestras técnicas promovidas para alunos em instituições de ensino como CEFET-PR, atual UTFPR.

“Nossa equipe sempre foi formada por profissionais capacitados, que também tiveram vida acadêmica. Por isso, sempre prezamos também por consolidar o conhecimento e buscar as soluções mais atuais no mercado de painéis elétricos”, diz Fábio Amaral, sócio da Engerey.

Essa veia “acadêmica”, de disseminar o conhecimento, levou à criação pelas empresas Engerey e Reymaster, do Be-a-bá da Elétrica, guia prático de bolso, com compilados de catálogos e manuais técnicos de inúmeros fabricantes, extratos de normas sobre temas pontuais, tabelas prontas de correlação entre grandezas, como tensão, corrente e potência. Em 2015, esse manual virou um aplicativo, que ganhou não apenas o Brasil mas o mundo, e atualmente tem mais de 210 mil usuários em 180 países diferentes. O app possui ferramentas úteis para dimensionamento de: barramentos, fios e cabos e componentes das partidas dos motores elétricos.

Estrategicamente falando, a Engerey teve que tomar uma decisão e em 2010, focou sua atuação na montagem de painéis elétricos, deixando de atuar no segmento de serviços de automação industrial. Neste ano, a empresa conquistou também a ISO 9001:2008. Isso levou a empresa a alcançar o nível nacional de reconhecimento como montadora de painéis elétricos e parcerias com grandes empresas como a Schneider, Siemens e Phoenix Contact.

Um desses reconhecimentos veio com a certificação EcoXpert LV Certified, fornecida pela Schneider Electric, líder mundial em gestão de energia e parceira digital para a sustentabilidade e a eficiência. Para conseguir esse selo de qualidade internacional, a empresa precisa atingir uma série de requisitos, como completa do cliente, ampla experiência, equipe técnica qualificada, cobertura geográfica, estrutura fabril, habilidade e reconhecimento para propor ao mercado novas tecnologias e conectividade, mostrando a proposta de valor da oferta a seus clientes. No Brasil, poucas empresas fazem parte do programa.

Hoje a empresa fornece ao mercado uma série de painéis certificados, como os painéis da linha Prisma da Schneider, que foram os responsáveis pelo EcoXpert LV Certified. A empresa também oferece Cubículos Blindados de média tensão SM6 Schneider, Painéis TTA/PTTA, Quadros de Distribuição, Centro de Comando de Motores, Quadros de Tomadas e de Automação e Bancos Capacitores. Todos dentro das normas vigentes, com os ensaios certificados.

Para a área de saneamento, a Engerey também tem quadros específicos, homologados pela Sanepar e outras companhias, como BRK Ambiental, uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil com atuação em diversos estados do País.

Na área de energia, inclusive, com quadros para geração, transmissão e distribuição de energia, com o objetivo de controle e proteção de subestações.

Parceria com a francesa Schneider Electric

Em 2019, a empresa foi premiada pela Schneider com a participação no Innovation Summit – em Barcelona, um dos maiores eventos de elétrica que já havia passado por cidades como Hong Kong, Paris, Singapura e Atlanta, reunindo mais de 19 mil pessoas. Ainda neste ano, a parceria com a fabricante francesa foi consolidada para a fabricação de painéis certificados, como os painéis da linha Prisma da Schneider, que foram os responsáveis pelo EcoXpert LV Certified. Em 2022, a parceria com a empresa francesa está sendo ampliada para a fabricação de painéis SM6 Schneider para todo o território nacional, sendo certificada “EcoExpert MV” e passando a oferecer soluções completas e certificadas para instalações elétricas – desde média até baixa tensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.