Hitachi Energy assina acordo de cooperação com SENAI

Líder mundial em tecnologia, a Hitachi Energy firmou uma parceria com o SENAI-SP, com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas educacionais para cursos técnicos no setor de energia (Eletrotécnica e Sistemas de Energias Renováveis) e de manutenção (Gestão de Ativos), bem como a criação de novos cursos de aperfeiçoamento profissional e de especialização, seguindo as tendências de mercado para aumentar a competitividade da indústria brasileira.

Créditos: Shutterstock

Por meio do seu plano de Sustentabilidade 2030, a empresa reforça o seu empenho em acelerar ações que conduzam os negócios de uma forma sustentável. O plano estratégico é construído em torno de quatro pilares fundamentais: Planeta, Pessoas, Paz e Parceiros – com base nos ODS da ONU. Como parte do seu pilar de pessoas, a Hitachi estabeleceu objetivos claros no apoio ao ODS 4 (educação de qualidade), refletido nesta parceria. Para o acordo de cooperação técnica com o SENAI-SP, a empresa irá fornecer estrutura completa para o desenvolvimento de tecnologias que estarão presentes em duas unidades escolares diferentes.

A Escola Senai “Almirante Tamandaré”, em São Bernardo do Campo (SP) receberá um software de última geração para monitoramento do desempenho energético e manutenção preditiva 4.0 para implementação em seu Laboratório de Gestão de Ativos e a Escola Senai “Jorge Mahfuz”, localizada no bairro de Pirituba em São Paulo (SP), receberá equipamentos e software para desenvolver atividades em Gestão de Ativos, Segurança Cibernética, Redes e protocolos de comunicação além do Grid 4.0 aplicado em Sistemas de Proteção e Controle para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Estes laboratórios estarão integrados de tal forma que os dados gerados na unidade localizada no bairro de Pirituba (SP) serão analisados e tratados na escola de São Bernardo do Campo (SP).

“Para nós, é muito importante sermos parceiro do SENAI, pois é uma entidade consolidada como instituição educacional e reconhecida como uma fonte de soluções inovadoras e de vanguarda. Em especial nesse projeto, cujos temas principais são as áreas em que também dedicamos a nossa expertise e tecnologia”, diz José Paiva, Country Manager da Hitachi Energy no Brasil.

Com o início das atividades previstas para janeiro de 2023, o Senai Almirante Tamandaré irá atender mais de 300 estudantes por ano. Serão oferecidos cursos gratuitos de nível técnico para jovens estudantes do ensino médio, além de cursos pagos de graduação, pós-graduação e especialização para profissionais do setor elétrico e da indústria.

Por outro lado, a escola Jorge Mahfuz já está operacional. Na grade de ensino, a unidade conta com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação no setor da energia. Em parceria com a Hitachi Energy, irá modernizar os seus laboratórios, equipando-os com o que há de mais moderno no setor.

“Temos muito orgulho em contribuir para um projeto que fomenta uma cultura de aprendizagem contínua, desenvolve e forma a nova geração para o mercado de trabalho e para serem os ‘profissionais do futuro’. Como líderes e pioneiros em tecnologia, colaboramos com os clientes e parceiros para permitir um futuro sustentável – para as gerações atuais e futuras”, conclui Paiva.

One thought on “Hitachi Energy assina acordo de cooperação com SENAI

  • 19/04/2022 em 12:26
    Permalink

    tenho interesse não só naárea como no projeto. Sou aluno de Ernegias Renováveis do Senai/Tijuca RJ.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.