Nova usina solar no DF

A maior usina de geração de energia fotovoltaica do Distrito Federal começou a ser construída. Ela é a primeira de oito unidades contratadas pela UBEC – União Brasileira de Escolas Católicas, e que serão instaladas nos campi localizados em outros três estados.

Créditos: Shutterstock

Localizada em Taguatinga, terá 8.946 módulos implantados em um espaço de mais de 23 mil m² no telhado, potência de 3,58 MW e capacidade de geração anual de 5.786 MW – equivalentes ao consumo de 3.215 residências.

Para o diretor de Operações da UBEC, Weuds Warlley Moreira, além da redução dos custos operacionais, o sistema reduzirá também os impactos ambientais. “A economia prevista para a vida útil das usinas, estimada em 25 anos, será de aproximadamente R$ 180 milhões. Entretanto, o maior e melhor impacto está presente na possibilidade de adotar práticas sustentáveis em nossa gestão, sempre pensando no meio ambiente e nas futuras gerações de alunos e colaboradores”, diz.

“Os gastos com eletricidade são muito relevantes para as instituições de ensino. E muitas delas, como a UBEC, que se preocupa com a sustentabilidade, compreendem que utilizar um sistema fotovoltaico para produzir a própria energia é uma possibilidade de economizar e investir no que lhes é mais importante: a pesquisa e o conteúdo, que formam o legado que passam para seus alunos e para as comunidades onde atuam”, explica Alexandre Brandão, CEO da Alexandria, empresa responsável pela construção de todas as usinas contratadas pela UBEC no país. Elas serão implantadas, além do DF, em Palmas (TO), Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo (MG) e em Recife (PE). Ao todo, as 8 plantas vão gerar 10.125,79 MWh, o equivalente ao consumo de 5.626 residências, e evitarão a emissão de mais de 750 toneladas de carbono na atmosfera.

Um comentário em “Nova usina solar no DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.