Schneider Electric inaugura novo escritório
A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento de energia e automação, abre as portas do seu novo escritório no bairro da Chácara Santo Antônio, em São Paulo. O objetivo é criar um espaço que reflita os valores da companhia, como sustentabilidade, inovação, colaboração, automação e a prática ESG, para receber funcionários, parceiros e clientes de todo o mundo.
Para garantir um alto nível de eficiência energética, foram usadas soluções arquitetônicas desenhadas pelo escritório Tetris e tecnologias da própria Schneider Electric. Como exemplo, a EcoStruxure Building Operation, software de gerenciamento predial com inteligência artificial que permite a automação de iluminação, persianas e ar-condicionado, usando sensores de pessoa e qualidade do ambiente, além do aproveitamento da iluminação natural de maneira generosa para ter conforto acústico e térmico.
O espaço tem também o EcoStruxure Security Expert, controle de acesso integrado ao sistema de reservas das mesas por colaboradores, e EcoStruxure Power Monitor Expert, premiado software de medição do consumo de energia, fornecendo dados acessíveis para análises sobre eficiência energética e saúde do sistema elétrico. O ESMI Ultima Fire Detection, sistema de detecção e alarme de incêndio, completa as soluções Schneider Electric presentes no escritório.
“Até a escolha do edifício, o EZ Towers, foi pensada para transmitir o valor de Environment de ESG, uma vez que o complexo oferece alto padrão técnico e estético, assim como sustentabilidade com certificação Leed, que garante a manutenção interna e externa com desempenho energético e impacto ambiental consciente”, explica o presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias.
Inovação e cultura por todos os lados
No novo escritório, a companhia também criou um hub de inovação com um showroom que permite experiências imersivas, como óculos de realidade mista e aumentada, com o recurso Resource Advisor, contendo indicadores com cálculos do consumo de energia. No mesmo ambiente, será possível visualizar as outras sedes e fábricas da companhia ao redor do mundo, incluindo as unidades brasileiras de Cajamar-SP e Blumenau-SC. Interação com o e-commerce da Schneider é outra novidade adicionada ao espaço de inovação.
O executivo explica que o escritório da Schneider Electric está no 31º andar da torre, o andar mais alto, o que proporciona uma visão privilegiada da região, além de permitir uma integração mais orgânica e fluida, tanto na circulação quanto na distribuição das estações de trabalho.
“A cultura de trabalho da empresa incentiva a colaboração e flexibilidade, por isso, as mesas estão posicionadas de forma a gerar encontros e possibilidades em conjunto com os ambientes colaborativos”, afirma. “Como seguimos as diretrizes globais de trabalho híbrido, a ideia é que a equipe vá ao escritório com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais que estejam no presencial também. Por isso, é importante essa fluidez entre ambientes.”
O presidente ressalta que, no processo de criação do novo escritório, cada colaborador(a) teve um papel fundamental. “Até mesmo o nome Green Tower foi fruto da criatividade da nossa equipe”, explica. A empresa fez uma pesquisa interna, recebendo mais de 130 sugestões de colaboradores de todo o Brasil e, depois de um cuidadoso processo de escolha e votação, chegamos aos cinco finalistas: GO Schneider (Green Office Schneider), Green Tower, MaisON, FutureSE e Passuaré. O escolhido na votação aberta nacionalmente foi o “Green Tower”.
Além disso, os nomes dos espaços colaborativos e salas de reunião também têm significados. Todos eles foram inspirados nos biomas, fauna e flora da América do Sul: Patagônia, Amazônia, Mata Atlântica, Rio Negro e Condor de Los Andes são alguns dos nomes escolhidos, para nos lembrar diariamente do nosso compromisso com a sustentabilidade e enaltecendo o fato de que estamos na região mais biodiversa do mundo, que representa 40% da biodiversidade do planeta. “Queremos que cada detalhe transmita os valores globais da companhia, inspirando a todos a fortalecer nossa cultura”, conclui Matias.