Steck: eficiência e qualidade atestadas pela ISO 9001

Maior inventário de idiomas do planeta, o Ethnologue registra atualmente 7.117 línguas ativas em todo o planeta. O livro, editado desde 1951, aponta que o mandarim chinês é o idioma com mais falantes nativos no mundo, seguido pelo espanhol e o inglês.

Com tantos línguas e peculiaridades a cada país, comunicar-se e ser compreendido por pessoas de diferentes origens é um problema secular. Ou até mesmo milenar, se você resgatar o trágico mito bíblico da ‘Torre de Babel’.

Se a comunicação interpessoal ainda está distante de uma comunicação em comum – sendo o inglês o mais próximo de um idioma global -, empresas de todo o mundo hoje se beneficiam das vantagens de se aprender a falar a mesma língua nos negócios.

Mas como isso é possível, diante de tantas variáveis como as legislações de cada país, por exemplo? A resposta está na ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização, na tradução para o português).

Fundada há 70 anos, a ISO se dedicou a criar normas que pudessem referenciar e principalmente padronizar diferentes atividades no mundo, especialmente no que se refere à qualidade e à eficiência dos processos nas atividades fabris e comerciais.

Cada país então constituiu sua própria instituição para se associar à ISO e assim adaptar os conceitos das normas para a realidade local. No Brasil, a representante oficial da organização é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Dentre as tantas e tantas normas, uma se destaca em particular: a ISO 9001. Trata-se da norma mais utilizada em todo o mundo, tornando-se um diferencial no mundo dos negócios ou até mesmo uma obrigatoriamente tácita para muitos segmentos.

Essa certificação foi criada no final da década de 80 como uma tentativa de garantir a qualidade de produtos e dos serviços, reduzindo custos operacionais por meio da criação e otimização dos processos.

Um dos seus objetivos iniciais era catapultar o comércio exterior pelo aumento de confiança mútua – a ISO 9001 hoje é referência inclusive no comércio de bens e serviços nacionais, pois muitas das empresas só topam fechar negócio com quem também é certificado.

Quem recebe o selo pode usufruí-lo por cerca de três anos, e durante esse ciclo é constantemente auditada por organismos independentes como forma de garantir a aderência da empresa aos requisitos da ISO 9001.

O maior impacto da ISO 9001 está no comportamento da empresa como um todo. O Sistema de Gestão da Qualidade das empresas é detalhado através da organização de procedimentos, parâmetros e indicadores de desempenho com o objetivo de alcançar a satisfação do clientes e os demais interessados, como investidores e os próprios funcionários, por isso é uma norma tão abrangente.

Isso significa que, ao comprar um produto da empresa ‘X’ certificada ISO 9001, a empresa ‘Y’ sabe que aquele produto ou serviço passa por uma série de critérios e etapas de controle que que comprovam o atendimento dos requisitos

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer a origem do se compra se torna ainda mais importante principalmente quando falamos de materiais elétricos. Qualquer descuido com produtos de qualidade duvidosa pode resultar em acidentes graves e até fatais.  

Líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial, a STECK realiza periodicamente testes de estresse e conformidade em seus produtos, seja em laboratório próprio de ensaios ou por meio de parceiros.

Para oferecer sempre um portfólio seguro, confiável e que atenda às necessidades dos clientes, as unidades da STECK são certificadas NBR ISO 9001:2015, incluindo as fábricas em Manaus-AM e São Paulo-SP e o centro de distribuição. Uma forma de garantir que todos os processos que impactam na satisfação do cliente sejam pautados pela qualidade.

O certificado atesta que a gestão da qualidade está presente em tudo que a empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa como plugues, tomadas, adaptadores, conectores, quadros de disjuntores, protetores de surto, unidades de comando e distribuição, painéis elétricos BT, chaves rotativas, prensa-cabos, caixas de passagem, barramentos e acessórios.

Soluções de alto grau de confiabilidade trouxeram resultados positivos da empresa não só no mercado nacional, mas também no latino-americano, dada a presença em 18 países da região por meio das negociações conduzidas nas unidades comerciais da Argentina, Colômbia e México, respeitando a legislação e os requisitos técnicos de cada país. Além de confirmar a posição de liderança da STECK num mercado cada vez mais exigente, a certificação representa a responsabilidade e o comprometimento com o seu público mais importante: o consumidor.

4 comentários em “Steck: eficiência e qualidade atestadas pela ISO 9001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.