Cresce frota de ônibus elétricos em São Paulo

A Enel X, linha de negócios do Grupo Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores para a transição energética, e as empresas de ônibus Ambiental, Transpass, do consórcio Transvida, e Transwolff assinaram um acordo para entregar à população da cidade de São Paulo cerca de 50 novos ônibus elétricos, que começaram a rodar, gradualmente, a partir do mês de setembro. O investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de 30 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 160 milhões. A iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura de renovação da frota de ônibus para coletivos com tecnologias menos poluentes na cidade.    

A entrega dos veículos representa um dos maiores avanços nos planos para implementar, na capital paulista, a maior frota de ônibus elétricos para transporte público do Brasil, e traz impactos positivos diretos para o meio ambiente, a saúde e o bem-estar das pessoas. Cada ônibus elétrico em circulação evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO2 na atmosfera por ano e reduz significativamente a poluição sonora nas cidades, já que os veículos elétricos não emitem ruídos.  Esse é um avanço importante para impulsionar a descarbonização do transporte público urbano em São Paulo.   

O acordo prevê, inicialmente, 50 ônibus produzidos pela Caio/Eletra. Além destas primeiras unidades, as negociações entre a Enel X e outros parceiros, como operadores e demais montadoras homologadas pela SPTrans, envolvem a possibilidade de aumentar a frota elétrica do município até o fim de 2024. 

A Enel X será responsável pela oferta de um serviço integrado de mobilidade elétrica, em uma parceria que envolve as montadoras que fabricam e vendem ônibus elétricos e empresas que operam frotas de ônibus. As entregas da Enel X incluem a disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores da Enel X Way, e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.  

A experiência permitirá aos cidadãos uma avaliação sobre a qualidade e as vantagens dos ônibus elétricos. A expectativa é que o uso contínuo desta tecnologia ajude no planejamento do futuro da mobilidade em São Paulo e em outras cidades brasileiras, com a substituição gradual das frotas. Será possível comparar a operação destes ônibus com os veículos tradicionais, movidos a óleo diesel. 

“Eletrificar a frota de ônibus na maior metrópole do Brasil é um passo fundamental para criar um modelo de cidades mais sustentáveis no País. A Enel X está empregando toda sua experiência de líder em mobilidade elétrica na América Latina para impulsionar a eletrificação do transporte coletivo no País, o que traz benefícios diretos aos usuários e à população”,diz Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil.“A Enel X gerencia a infraestrutura da segunda maior frota de ônibus elétricos do mundo, com cerca de 6,3 mil veículos. O Brasil é um país promissor com enorme capacidade renovável, fabricação local de tecnologia de ônibus elétricos e uma frota significativa nas grandes cidades”

A modernização da frota de ônibus faz parte do programa de metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê atingir, até 2024, 20% da frota total composta por ônibus elétricos. A medida está entre as ações municipais previstas para o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas, já que a tecnologia permitirá a redução de poluentes no município. 

Os ônibus elétricos representam uma redução de ao menos 50% nos custos de manutenção e de pelo menos 65% nos custos com combustível, na comparação com veículos movidos a diesel, segundo estimativas da Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos do mercado. A economia significativa nos custos com a eletrificação a médio e longo prazos torna a ampliação da frota competitiva economicamente. 


Expertise Enel X 

Maior player de mobilidade elétrica da América Latina, a Enel X é responsável por tecnologias instaladas em diversos países da região, com mais de 50% dos ônibus elétricos da Colômbia e do Chile, e 20% no México. Além disso, a Enel X está iniciando a eletrificação de frotas de ônibus no Brasil, onde a empresa vem incentivando a mobilidade elétrica nos principais centros urbanos. A Enel X está liderando iniciativas em parceria com autoridades municipais e estaduais para incentivar a mobilidade elétrica urbana, participando ativamente de estudos de viabilidade técnica com ônibus elétricos em diferentes regiões brasileiras, como Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Angra dos Reis (RJ) e Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História