Empreendimentos se preparam para carros elétricos

O uso de carros elétricos no Brasil ainda não é uma realidade tão comum, mas está cada vez mais próxima. Só em 2019, mais de 7 mil modelos dessa categoria foram vendidos – cerca de três mil carros a mais em comparação ao ano anterior segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). E a tendência é que esse mercado se expanda ainda mais.

MAISON

Isso se deve ao fato de os carros elétricos serem mais ambientalmente corretos, pois são livres de combustíveis fósseis. Ou seja, não emitem gases poluentes derivados da combustão. Com a demanda, muitas fabricantes de automóveis estão apostando na instalação de pontos de recarga.

Entretanto, para uma maior comodidade, nada melhor que recarregar o carro dentro do próprio condomínio. Apesar de o valor da recarga ser mais em conta que os combustíveis comuns (menos de um real para cada quilômetro rodado), são veículos de alto custo, quase três vezes o valor de um carro popular. Para isso, as grandes construtoras estão apostando na instalação de postos de recarga dentro de condomínios de alto padrão, como forma de incentivar esse mercado.

Um exemplo disso é o edifício Maison 29, nova obra concluída da Thá Engenharia, entregue em dezembro, em Curitiba/PR. Para cada área de garagem individual, os moradores contam com uma tomada elétrica com carga suficiente para instalação futura pelo proprietário, de carregador de até 3,7kW.

A instalação dos postos foi um passo à frente para a construtora, que acredita no futuro do mercado de veículos elétricos. “Estamos sempre atentos às tendências do mercado e, como um imóvel é um investimento a longo prazo, queremos que os futuros moradores tenham um produto atualizado e se sintam à vontade na hora de optar por um veículo híbrido ou elétrico”, destaca o engenheiro eletricista da Thá Engenharia, Lucas Miara. “E, mesmo que a realidade atual de carros elétricos ainda seja pequena, o empreendimento já estará preparado para esse consumo extra da energia, sem demandar investimentos financeiros com aumento da infraestrutura”, complementa.

2 comentários em “Empreendimentos se preparam para carros elétricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.