Gerenciamento de energia predial

Um serviço de inteligência analisa os dados e o comportamento dos equipamentos no contexto geral para descobrir como está o desempenho do sistema de ar de um edifício corporativo. Por meio de análises contínuas, são recomendadas ações para o funcionamento ideal do prédio. Isto pode significar redução de custos desnecessários e uso otimizado de energia.

Créditos: Shutterstock

O TIS (sigla do inglês para Trane Intelligent Services) conta com engenheiros e técnicos que usam modernas ferramentas para monitorar, rastrear, otimizar e prevenir danos na operação. São encontradas oportunidades de economizar energia e, consequentemente, dinheiro.

“Um serviço de sistema de gerenciamento de energia predial baseado em nuvem é projetado para descobrir o desperdício de energia em todos ambientes e equipamentos da edificação. Ao combinar nossa tecnologia com a ampla experiência dos profissionais técnicos da Trane, podemos ajudar o proprietário de um edifício a tomar decisões de gerenciamento que irão proporcionar reduções de custos operacionais significativas”, afirma Matheus Lemes, diretor de Serviços da Trane.

De modo preventivo, as necessidades de manutenção são detectadas de forma sistemática e programada, de maneira a eliminar o tempo de atividade precária de equipamentos que necessitam de reparos. Os profissionais da Trane utilizam uma rede global de melhores práticas e tecnologia própria.

Como identificar as possíveis falhas?

Uma solução instalada no edifício monitora o desempenho energético do prédio e identifica quando e onde ocorre desperdício com as chamadas percepções acionáveis. A partir disto, são gerados relatórios e KPIs. Munidos de grande variedade de dados, os engenheiros de otimização da Trane produzem os relatórios com recomendações de atualizações ou consertos (se necessários). Desta forma, muita energia pode ser economizada.

“Uma pequena falha em qualquer sistema pode criar um efeito dominó, fazendo com que o desempenho de energia diminua e os custos aumentem. Se algo sair do controle ou do esperado, os gastos com energia podem dobrar ou até triplicar”, indica Matheus.

O TIS fornece suporte 24 horas por dia, sete dias por semana e monitoramento contínuo de sistemas prediais para detectar problemas de forma proativa e manter os sistemas críticos (casas de saúde e instalações que fornecem infraestrutura e governamentais) em funcionamento. Os profissionais da Trane analisam o que cada alerta significa para resolver os problemas ou programar ações.

Medidas de Conservação de Energia (ECM)

Os dados do uso de energia do edifício são agregados por meio de visualizações constantes e análises robustas que revelam oportunidades de economia ocultas. Em seguida, avaliações de engenheiros da Trane fornecem recomendações de Medidas de Conservação de Energia (ECM) para melhorar continuamente o desempenho de energia. O monitoramento em tempo real ajuda a reduzir os custos de energia, permitindo facilmente o rastreamento de métricas e informações fundamentais. Uma base de desempenho do edifício que mostra o potencial de melhoria é construída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.