Solarprime registra aumento de 30% nas vendas de projetos fotovoltaicos

Apesar dos desafios do setor de energia solar em 2024, o Brasil bateu recorde de novas instalações de sistemas fotovoltaicos. De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), foram adicionados na matriz energética 14,3 gigawatts (GW) em 2024, o que fez com que o país atingisse a marca de 52,2 GW de potência operacional de fonte solar acumulada.

Levantamento da rede de franquias Solarprime corrobora com esse cenário positivo para o setor de energia solar. Dados da empresa mostram que em 2024, foram comercializados 3.089 projetos fotovoltaicos frente a 2.383 em 2023, o que representa um avanço de 30% no ano passado se comparado a 2023. A rede de franquias foi responsável por injetar 32,76MWp na matriz energética nacional em 2024.

O balanço também traz que a categoria que mais contemplou projetos foi a residencial com 2.592, seguida pela comercial com 288, pela rural com 184, a industrial com 24 e um destinado ao serviço público. Ainda, das cinco regiões do país, onde a Solarprime está presente, a que mais somou projetos comercializados foi a Sudeste com 1.607, seguida pela Nordeste com 653, Centro-Oeste com 455, Norte com 198 e Sul também com 198.

O CEO da Solarprime Mário Campo Grande avalia que o setor enfrentou inúmeros desafios em 2024, porém, mesmo assim se consolidou como um dos períodos de maior crescimento em vendas das empresas dos últimos três anos. “A geração distribuída (GD) em 2024 enfrentou alguns percalços como o aumento no imposto de painéis solares, o fim dos subsídios na China e a altas frequentes da taxa Selic e do câmbio, além das reprovas crescentes de pedidos de conexão sob a alegação de inversão de fluxo reverso por parte das concessionárias. Mesmo assim, para 2025, a expectativa é que o setor saia vigoroso desse cenário adverso enfrentando esses obstáculos com projeções indicando aumento de mais 25% na capacidade instalada, alcançando cerca de 64,7 gigawatts (GW), segundo dados da Absolar”, afirma Campo Grande.

Perspectivas para 2025

Segundo especialistas do setor de energia solar, a tendência é que em 2025 as empresas diversifiquem suas frentes de trabalho, apostando em ofertas de sistemas híbridos, que comportam soluções de armazenamento de energia por baterias para o segmento industrial (BESS) e residencial, investimento em mobilidade elétrica, ampliação do acesso a financiamentos, dentre outras ações.

“Em outubro de 2024, a Solarprime inovou e deu início a Moby, nova empresa de mobilidade elétrica que prevê a instalação de cerca de 500 carregadores elétricos em locais públicos em 2025. Além disso, a rede de franquias tem projetos para investimentos em sistemas robustos de armazenamento de energia solar que devem ser anunciados em breve”, adianta Mário Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.